QR Code


QR Code é um código de barras bidimensional. A sigla QR significa “Quick Response” que significa resposta rápida. Esse código é utilizado para armazenar URL, endereços, telefones, etc. O QR Code pode ser facilmente escaneado por qualquer smartphone. Existem diversos aplicativos disponíveis na internet específicos para a leitura do QR Code.
 
Endereço no Estado do Paraná para utilizar o serviço de consulta pública de NFC-e por QR Code:

http://www.fazenda.pr.gov.br/nfce/qrcode?

 

Para consulta em produção ou homologação utiliza-se a mesma URL, basta trocar o valor do parâmetro do ambiente (conforme explicação sobre montagem das URLs ao final desta página ).

Nesta consulta pública de NFC-e o QR Code gerado pelo emitente é validado e nos casos de erros aparece mensagem com código do respectivo problema identificado, conforme tabela de códigos abaixo:
 
Manual de Padrões Técnicos do DANFE NFC-e e QR Code:

Manual de Especificações Técnicas do DANFE NFC-e e QR Code - Versao 5.0

 

 

 

Montando a URL do QR Code 2.0 na versão ONLINE:

O modelo da URL do QR Code 2.0 na versão ONLINE é :

 

http://www.fazenda.pr.gov.br/nfce/qrcode?p=<chave_acesso>|<versao_qrcode>|<tipo_ambiente>|<identificador_csc>|<codigo_hash> 

 

A tabela abaixo dá mais detalhes sobre os parâmetros que devem constar nesse modelo:

 

Posição Descrição do parâmetro Bytes Orientação de preenchimento
1 Chave de Acesso da NFC-e 44 Informar a chave de acesso da NFC-e
2 Versão do QR Code 1 Para esta versão de documento, preencher o com “2”.
3 Ambiente (1- Produção; 2- Homologação) 1 Informar o valor correspondente ao ambiente utilizado (campo B24 do leiaute da NFC-e)
4 Identificador do CSC (Código de Segurança do Contribuinte no banco de dados da SEFAZ) 1-6 Deve ser informado sem os “0” (zeros) não significativos. A identificação do CSC corresponde a ordem do CSC no banco de dados da SEFAZ, não confundir com o próprio CSC.
5 Código Hash dos Parâmetros 40 Ver geração do Hash do QR Code na emissão Online na seção 4.3.1 do Manual de Especificações Técnicas do DANFE NFC-e e QR Code - Versao 5.0

 

 

Montando a URL do QR Code 2.0 na versão OFFLINE: 

O modelo da URL do QR Code 2.0 na versão OFFLINE é :

http://www.fazenda.pr.gov.br/nfce/qrcode?p=<chave_acesso>|<versao_qrcode>|<tipo_ambiente>|<dia_data_emissao>|<valor_total_nfce>|<digVal>|<identificador_csc>|<codigo_hash>

 

A tabela abaixo dá mais detalhes sobre os parâmetros que devem constar nesse modelo:

 

Posição

Descrição do parâmetro

Bytes

Orientação de preenchimento

1

Chave de Acesso da NFC-e

44

Informar a chave de acesso da NFC-e

2

Versão do QR Code

1

Para esta versão de documento, preencher o com “2”.

3

Ambiente (1- Produção; 2- Homologação)

1

Informar o valor correspondente ao ambiente utilizado (campo B24 do leiaute da NFC-e

4

Dia da data de emissão

2

Informar o dia da data de emissão, que consta no campo B09 do leiaute NFC-e. O valor deverá ter exatamente dois dígitos.

5

Valor total da NFC-e

15

Informar valor do campo W16 do leiaute NFC e. O valor deve ser informado com ponto (“.”) como separador decimal; não informar separador de milhar ou sinais.

6

DigestValue da NFCe

56

Corresponde ao algoritmo SHA1 sobre o arquivo XML da NFC-e, convertido para formato hexadecimal. Ao se efetuar a assinatura digital da NFC-e emitida em contingência off-line, o campo digestvalue constante da XML Signature deve = obrigatoriamente ser idêntico ao encontrado quando da geração do digestvalue para a montagem QR Code. 

7

Identificador do CSC (Código de Segurança do Contribuinte no banco de dados da SEFAZ)

1-6

Deve ser informado sem os “0” (zeros) não significativos. A identificação do CSC corresponde a ordem do CSC no banco de dados da SEFAZ, não confundir com o próprio CSC.

8

Código Hash dos Parâmetros

40

Ver geração do Hash do QR Code na emissão Online na seção 4.3.1 do Manual de Especificações Técnicas do DANFE NFC-e e QR Code - Versao 5.0.